Sobre o Projeto


Apesar de contar com leis que garantem seus direitos fundamentais, especialmente o Estatuto da Criança e do Adolescente (lei nº. 8069 de 13 de Julho de 1990), muitas vezes as crianças e os adolescentes tem seus direitos violados, até mesmo em casa. Por isso, faz-se necessário que o educador consiga perceber quando os direitos de um deles estão sendo violados e saiba que atitude tomar perante a essa situação.

Com o intuito de prevenir e romper o ciclo da violência contra crianças e adolescentes, o projeto Escola que Protege visa capacitar profissionais da educação para que eles saibam atuar em situações de violência identificadas ou vivenciadas no ambiente escolar.

A escola é o lugar onde crianças e adolescentes passam boa parte do dia, se tornando um ponto estratégico para que os seus direitos sejam respeitados e defendidos. Por isso, o Escola que Protege promove a formação continuada de profissionais da educação e a produção de materiais didáticos e paradidáticos voltados para a promoção e defesa, no contexto escolar, dos direitos da criança e do adolescente. Os cursistas devem também apresentar um projeto de intervenção para o espaço escolar onde atuam.