Equipe

Pró-Reitor de Extensão da Ufes - Aparecido José Cirilo

Coordenadora de Educação e Direitos Humanos da Proex-Ufes - Maria Lina Rodrigues de Jesus

Claudia Rangel – Coordenadora Geral
Mestre em Educação e Linguagens pela PPGE – UFES, graduada em Comunicação Social / Jornalismo pela UFES e Especialista em Mídias e Novas Tecnologias pela Faculdade Cândido Mendes de Vitória. Coordena os projetos de extensão Escola que Protege 2011, e Ação Audiovisual (que utiliza filmes e produções audiovisuais como geradores de debates e discussões sobre a realidade local em comunidades e escola e promove oficinas de auto-publicação na web, bem como oficinas para educadores). Servidora Técnica em Audiovisual na UFES, participa de ações de extensão universitária desde 2002.

Valber Ricardo dos Santos – Coordenador Adjunto
Assistente Social desde 2008, e mestrando em Política Social na Universidade Federal do Espírito Santo, é Coordenador Adjunto do projeto Escola que Protege desde 2008, onde também faz parte da equipe de capacitadores, ministrando especificamente o módulo de Metodologia para Elaboração de Planos de Ação. Suas áreas de pesquisa e estudo são Violência, Segurança Pública, Direitos Humanos e Educação em Direitos Humanos.

Marlene Martins de Oliveira – Coordenadora Pedagógica
Graduada em Pedagogia (UFES), Mestre em Educação e Linguagens - O letramento nas séries iniciais do ensino fundamental (UFES), Professora Universitária das Faculdades Univila, Vila Velha e FUNPAC, em Venda Nova do Imigrante. Técnica em Assuntos Educacionais, coordenadora do programa Entre Comunidades, na Proex, UFES.

José Roberto Teixeira – Coordenador Administrativo
Especialista em Logística e Comércio Internacional pela UFES, Graduado em Administração com Ênfase em Recursos Humanos e Faculdade de Ciências Humanas de Vitória, Servidor da Universidade Federal do Espírito Santo desde 1982, no Cargo de Técnico em Contabilidade, atualmente é Diretor de Fomento da Pró-Reitoria de Extensão da UFES. Coordenou o Projeto de Extensão intitulado PROFORTI-Programa de Fortalecimento das Secretarias Municipais de Educação da Região do Semi-Árido, coordenador Administrativo do Programa Conexões de Saberes na UFES. Participa em diversas ações de extensão como voluntário.

Capacitadores:

Mestra em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), presta assessoria em Educação e Direitos Humanos e é pesquisadora em  Política Social, sistema de proteção social, seguridade social, política de educação, extensão universitária, política de saúde, política de assistência social, serviço social, direitos humanos, inclusão de pessoas com deficiência e intersetorialidade. Atualmente é assessora da Coordenação de Diretor Humanos da Proex-Ufes.

Ilza das Graças Scofield
Pedagoga com pós-graduação em Processo Ensino-aprendizagem: uma fundamentação filosófico-antropológica e técnico-pedagógica. Possui vinculo atual na Prefeitura Municipal de Guarapari, onde atua como Supervisora e desenvolve atividade de suporte Pedagógico ao professor (planejamentos); Elaboração e coordenação de projetos. Também atua na Vara da Infância e Juventude de Guarapari, onde ocupa o cargo e Pedagoga e desenvolve atividades de: Elaboração e coordenação de projetos; Palestras nas escolas para pais, alunos e professores; Orientações, aconselhamentos para pais, alunos e escola; e Preenchimento de relatórios sobre os processos.

Josélia Santana
Assistente Social. Graduada em Serviço Social pela UFES. Especializada em
Família pela FDV e em Violência Doméstica Contra Crianças e Adolescentes
pela USP. Cursou a primeira turma do projeto “Escola que Protege”, em 2006.
Atuou no enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes como presidente do Conselho Municipal dos Direitos de Viana e coordenadora do Serviço Sentinela. Atua na assessoria aos Promotores de Justiça e ao Centro de Apoio da Infância e Juventude do MP-ES (CAIJ), onde desenvolve trabalho de organização e articulação da rede de proteção em municípios do Estado, além de consultoria e capacitação de conselheiros tutelares.

Margarita Martin
Assistente Social, pós-graduada em Educação Sexual-SP; Área de Violência do Departamento de Psicologia da USP; Saúde e Direitos Reprodutivos (UNICAMP); Saúde Coletiva- ES; Administração Hospitalar (SP).
Coordenação dos Programas de Saúde da Mulher (ambulatório de Ginecologia e Obstetrícia); Coordenadora do PAVIVIS: Professora do projeto Escola que Protege desde 2006. Supervisora de Campo para alunos da UFES.

Mestra em Educação pela UFES, graduada em Psicologia, Pedagogia e Filosofia (UFES), com especializações em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes (USP), Psicologia Hospitalar (FDV), Psicologia Jurídica (FDV), Filosofia e Psicanálise (Universidade Aberta do Brasil) e Psicopedagógica (UFES).  É psicóloga e coordenadora da equipe de Saúde Mental do Programa de Extensão Universitária PAVÍVIS (Programa de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual). Servidora Estadual da SESA (Secretaria Estadual de Saúde) à disposição do HUCAM. Atua, desde 2006, como capacitadora no Projeto Escola que Protege.

Graduada em Pedagogia - Magistério da Educação Especial pela Ufes e Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília (1984), atua principalmente nos seguintes temas: escola, proteção à criança e ao adolescente, extensão, comunidades, formação profissional , troca de saberes e educação inclusiva. É coordenadora da Área Temática Educação e Direitos Humanos da Proex-Ufes, e diretora da Divisão de Cursos e Eventos Científicos da Pró-Reitoria de Extensão/UFES. Coordenou os projetos de extensão Entre Comunidades e Intervenção Pedagógica na Casa de Passagem Maria da Penha e Escola que Protege (de 2006 a 2010), atuando também capacitadora.  Coordenou no ES o curso de capacitação de educadores da Rede Básica em Educação em Direitos Humanos (2008).

Mestre em Políticas Públicas e Processo, advogado e professor da UFES das cadeiras de Direito Constitucional II, Direito Ambiental e Mediação e Acesso à Justiça. É professor em vários cursos de Pós-Graduação, coordenador do curso de aperfeiçoamento Educação em Direitos Humanos na modalidade à Distância e Coordenador do Projeto de Extensão Direitos Humanos como instrumento da Mediação de Conflitos. Atua como capacitador no projeto de extensão Escola que Protege desde 2009.

Estagiários

Aluno do curso de Desenho Industrial da UFES, bolsista na Comunicação da Proex e responsável pela criação da logomarca do projeto.

Izabel Queiroz Sant’Anna
Aluna do curso de Comunicação Social - Publicidade da UFES, atua junto a coordenação do projeto realizando produção administrativa.